O Pontilhado da Vida




Na verdade, você é um mistério para mim e não parece querer ser desvendado, um cálculo preciso que misturou sua timidez e ego. Não é difícil pensar em você. Letrado e com muito empenho, conquistou seu espaço, venceu as barreiras que a vida colocou em sua frente. Passou de casa em casa, mas não fez morada. Sua cabeça te guiava e decidiu trilhar o caminho da educação, que te levou a lugares que você nunca pensou em ir. Por cima das nuvens, voou para destinos desconhecidos; por cima dos números, foi colocado e chamado para a glória. Não tomou posse de orgulho ou arrogância; venceu por ter empatia e humildade.

 Acha que eu não percebi quando você deu voz àqueles que não seriam ouvidos? Acha que não vi aquela foto que abandonou qualquer estereótipo e ajudou sua mãe? Acha que não percebi quando deixou correr solta a impressão errada só para ver como eu me comportaria? Eu vi quando seus olhos brilharam à medida que conquistava suas coisas. Vi desenvolver uma amizade que ultrapassou a barreira do sangue e tantas outras que estavam ali para te apoiar por onde quer que você fosse.

 Numa tentativa de conhecer o amor, apostou em um morno e sem sentido, enquanto ela cumpria um requisito para a família. Você se mostrava ser uma rocha impenetrável por fora, mas alguém que precisa de cuidado por dentro; sempre atento aos detalhes, alguém que era família, mas era solto no mundo. Eu poderia ser seu lar, se permitisse. Você está doente e não quis que ninguém soubesse. Eu respeitei isso; talvez sua mãe aparecesse e cuidasse, pois ela era a única por quem você permitisse ser cuidado. Na verdade, o mundo é tão ruim quanto a gente pensa. 

Para viver, damos as costas para tanta informação inútil, e sei que isso pode ter te deixado com medo, recluso nas suas próprias ideias, no seu mundo e nas músicas que só você ouve. Você se revestiu para não ser magoado novamente, e compreendo que o processo de cura é interminável. O medo também faz parte da minha vida, e com o passar do tempo ele não passa, só aprendemos a mascarar com um sorriso. Mas podemos escolher abraçar mais a alegria do que o receio. 

Talvez esteja confortável no lugar onde está. É bem quentinho na perenidade das nossas escolhas, nossos móveis, nossas questões, nossas opiniões e nosso jeito de fazer as coisas. É bem assustador alguém botar de cabeça para baixo nossa vida e nos fazer questionar todos nossos sentimentos mais certeiros. Nossas histórias passadas ninguém apaga, mas é possível reconstruir novas memórias, novos sonhos e deixar ir toda mágoa e vaidade. 

Talvez você me ache muito complicada, muito destemida, e um prato cheio de problemas. É verdade, sou fogo e gelo, e olha que ambos queimam. Estou tanto confortável quanto com medo e só um argumento muito forte nos persuadirá a mudar de opinião. Me divirto pensando nas possibilidades da vida e analisando como um atraso pode desencadear outras tantas circunstâncias, e uma ação muda dramaticamente as histórias porque pode não ser medo, pode ser só realismo, pode ser só a vida. Seguimos felizes mesmo assim...





Vanessa P. Diniz

Carrego São Luís no meu coração e transmito meus sentimentos por palavras! Seja Bem Vindo!

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto