A Música na Vida Humana: Uma Jornada Emocional e Sensorial



 A música ocupa um lugar muito especial na vida do ser humano. Para quem compõe, é uma forma de expressar sentimentos e contar histórias; para quem escuta, é um reflexo do seu íntimo configurado em melodias. Desde cedo, temos contato com canções repetitivas e dançantes que estimulam a coordenação motora e desenvolvem o cérebro. Na adolescência, usamos a música para expressar o que não conseguimos dizer para nossos pais, com letras revoltosas e batidas eletrizantes que acompanham o ritmo de nossas vidas. À medida que crescemos, contamos nossas experiências através da música e a usamos como remédio para a alma.

Melodias embalam os momentos mais marcantes da nossa trajetória. Quem nunca se viu viajando numa música que dançou com as amigas, ou fechou os olhos só para aproveitar mais a canção que lembrou de um antigo namorado? As trilhas sonoras de filmes de ação, ou mesmo uma música que nos lembra alguém que já se foi, são parte integrante das nossas memórias. São inúmeras as situações que poderíamos enumerar para explicar como a música é fundamental para nossa vida em sociedade.

Contexto Histórico

A relação do ser humano com a música remonta aos primórdios da vida em sociedade. Mesmo na pré-história, antes do conceito de sociedade como conhecemos, os seres humanos procuravam se reunir e reproduzir todo tipo de som, imitando os sons da natureza ou usando utensílios disponíveis. Naquela época, a música era comumente utilizada em ritos sagrados para a adoração de suas deidades.

Na Bíblia, há registro de instrumentos musicais como a harpa e o címbalo, além de diversas músicas conhecidas como salmos. A primeira melodia registrada nela está em Êxodo, capítulo 15, onde se lê: “Naquela ocasião, Moisés e os israelitas cantaram este cântico a Jeová: ‘Vou cantar a Jeová, pois ele foi grandemente enaltecido…’”

Mais adiante na história, a música aparece na Grécia, desempenhando um papel fundamental, mas ainda muito rudimentar. Não existia ainda uma noção harmônica; a melodia era conduzida com pequenas variações de intervalos, frequentemente retornando à nota central. 

A vivacidade do ritmo era escassa, estritamente ligada à recitação e seguindo os esquemas métricos da poesia. A instrumentação musical era pobre, reduzida a dois tipos: um instrumento de sopro – o aulo – e um instrumento de cordas – a lira, pelo menos é o que se sabe com a pouca documentação histórica disponível.

música na grécia,harpa

A Música Hoje

A tecnologia mudou radicalmente a forma como a música é produzida. Com instrumentos de alta qualidade, estúdios sofisticados e o aperfeiçoamento das técnicas musicais, a música não só influencia os sentimentos, mas também a maneira de pensar. Com o advento da globalização, podemos notar uma indústria inteira que se formou a partir das melodias. 

Antes da internet, a única maneira de obter música era comprar um disco ou uma fita cassete em uma loja de música ou ouvir na rádio. Agora, a música pode ser ouvida em serviços de streaming como o Spotify ou o YouTube, que potencializaram seu alcance mundial, tornando-a acessível para as massas e modificando completamente o modo como é produzida, lançada e consumida.

Com certeza podemos afirmar que as letras bem escritas geram um frisson na alma e os rankings e chats globais não me deixam mentir, trago aqui um exemplo nitido do alcançe em formas de notas da cantora Adele, repare no trecho da musica: (Make You Me Feel My Love ), aqui ela retrata uma amor que não deu certo e ela canta copiosamente tudo o que ela poderiam ser pro seu amado no trecho a seguir:

I could make you happy , Make your dreams come true, Nothing that I wouldn't do,Go to the ends, Of the Earth for you,To make you feel my love…

Traduçao: “Eu poderia fazer você feliz, Fazer os seus sonhos se tornarem realidade,Não há nada que eu não faria,Iria até o fim,Da Terra por você,Para fazer você sentir o meu amor…”

Com certeza uma construção muito linda de palavras que juntamente com a sentimentalidade transmitida através da cantora, mas vale lembrar que "Make You Feel My Love" é uma canção escrita pelo artista norte-americano Bob Dylan que está no seu álbum Time Out of Mind de 1997. Foi lançada em formato comercial pelo cantor Billy Joel, sob o título "To Make You Feel My Love", antes da versão de Dylan ser lançada no final daquele ano. Em 2008, a artista inglesa Adele regravou a canção "Make You Feel My Love" para o seu primeiro álbum de estúdio, 19 (2008). Foi lançada como o quinto e último single deste disco em 27 de outubro de 2008, e ocupou a quarta posição da UKSingles Chart.

Adele, Ellie Magazine


Conclusão

A poesia e a música estão intimamente ligadas e no mundo tão globalizado e com vários acessos é fácil também não ser tão exigente com a qualidade das letras,tanto que apenas poucos artistas hoje se empenham em fazer um álbum de qualidade, com letras poderosas e conceituais, a experiência musical sempre será uma viagem que vale a pena fazer basta estarmos atentos quando preciosidades como essas surgem. Aproveite!




SAIBA MAIS:

HISTÓRIA DA MÚSICA

MÚSICA E POESIA


Assista :








Vanessa P. Diniz

Carrego São Luís no meu coração e transmito meus sentimentos por palavras! Seja Bem Vindo!

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto